ENTIDADE SUPERVISORA das Plataformas Electrónicas
Certificação de plataformas electrónicas no âmbito do Código dos Contratos Públicos

Entidade de Certificação Electrónica do Estado
O Director do CEGER dirige, por inerência de funções, a Entidade de Certificação Electrónica do Estado - ECEE, no âmbito do Sistema de Certificação Electrónica do Estado

Suporte Tecnológico ao Governo
O CEGER é a instituição de tecnologias da informação e comunicação que, na Presidência do Conselho de Ministros, tem como missão dar suporte à governação nos domínios do governo electrónico, com foco estratégico na Segurança electrónica, Comunicações, Standards internacionais de Qualidade na Gestão de Tecnologias de Informação e sistemas avançados de apoio à decisão do Governo.

Projectos de e-government
O CEGER tem em curso mais de 20 projectos de governação electrónica.

Cooperação Tecnológica Internacional
O CEGER está a implementar um conjunto de acordos de cooperação tecnológica internacional e coordena ainda projectos de inovação tecnológica internacionais.
São de referir os acordos de Cooperação Tecnológica assinados com os Países de Língua Portuguesa, com o Brasil em Junho de 2009 e com Cabo Verde em Julho de 2009.
E ainda os projectos internacionais DISASTER RECOVERY e K NETWORKS, coordenados pelo CEGER e que envolvem parceiros de Portugal, Espanha, Gibraltar, França e Reino Unido.

GOV.PT
O CEGER é a entidade responsável pelo registo de domínios gov.pt, mediante requerimento das entidades e para os fins que estas perseguem.

Feeds RSS com os domínios gov.pt, ordenados por domínios e por entidades responsáveis pelos mesmos:

 

Portal do Governo

Portal da Presidência do Conselho da União Europeia

QUAR 2009 - Quadro de Avaliação e Responsabilização

QUAR 2008

Mapa de Pessoal
Nº3 do artigo 5º da Lei nº12-A/2008, de 27 de Fevereiro

Despacho

Por delegação do Primeiro-Ministro, o Ceger funciona na Presidência do Conselho de Ministros, na directa dependência do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

Boas Vindas

 

Apresentação

O CEGER dá suporte à Governação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação. Compete-lhe garantir a utilização mais eficaz das Tecnologias da Informação e Comunicação, e particularmente da Internet, para criar melhor Governo.

A utilização eficaz das redes de comunicação electrónica, a garantia da segurança electrónica do Estado e a colaboração electrónica entre organismos do Governo e da Administração Pública constituem factores estratégicos de competitividade e modernização do Governo.

São, assim, objectivos estratégicos do CEGER, a modernização da infra-estrutura tecnológica e serviços electrónicos do Governo.

O CEGER é a Entidade Supervisora das Plataformas Electrónicas no âmbito dos Contratos Públicos (Despacho n.o 32639-A/2008, de 26 de Dezembro) e dirige ainda a Entidade de Certificação Electrónica do Estado (ECEE) no âmbito do Sistema de Certificação Electrónica do Estado (Decreto-Lei 116-A/2006, de 16 de Junho).

Visão

Ser reconhecido pela sua capacidade de excelência dos serviços prestados, ser certificado pelas boas práticas de qualidade nos serviços e em Tecnologias de Informação e Comunicação. Apresentar as melhores soluções tecnológicas para modernizar tanto o Governo como os seus gabinetes. Garantir a máxima qualidade e segurança electrónica entre o Governo e os seus organismos. Ser autenticado pela sua qualidade em todos os organismos, em que se prestaram serviços, e na sua manutenção.

Missão

Dar suporte à governação nos domínios do Governo electrónico, com foco estratégico na Segurança electrónica, Comunicações, Sistemas avançados de apoio à decisão do Governo e Qualidade na prestação de Serviços de TI. Designadamente prestar apoio de consultoria aos membros do Governo em termos estratégicos de segurança, comunicações e sistemas de apoio à decisão do Governo e actuar como Entidade de Certificação electrónica do Estado e Entidade Certificadora do Governo no âmbito do SCEE.

Valores

Fiabilidade e Segurança entre todas as trocas de informação entre o Governo e todos os gabinetes governamentais. Evitando que alguma informação Governamental seja posta em circulação indevidamente. Particularmente, no desempenho das suas atribuições no âmbito do Sistema de Certificação Electrónica do Estado (SCEE).

Excelência de todos os recursos humanos de forma a se efectuar um serviço de alta qualidade que engrandeça a modernização dos serviços electrónicos do Governo.

Independência e Integridade – Actuar com sinceridade e honestidade, dignificando estes valores. Sabendo respeitar o sigilo profissional que lhe compete, sabendo que é uma área onde se pode ter acesso a informação sensível.

Dinâmicos – ter uma evolução contínua e sustentada, eficaz e eficiente de todas as Tecnologias de Informação e Comunicação aprimorando todos os canais de Informação e Comunicação do Governo.

Inovadores – Acompanhar a inovação tecnológica e garantir a inovação da rede Tecnológica do Governo.

Qualidade – Apostar na máxima qualidade na gestão, prestação e manutenção de Serviços.

Legislação